Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

A origem do Universo e da vida

O nosso universo nasceu, há 13,7 mil milhões de anos, na sequência de uma gigantesca explosão, o famoso Big Bang.

 

126329main_image_feature_398_ys_full.jpg

 

O que precedeu o Universo ninguém sabe. Os átomos apareceram ao cabo de 300 mil anos, e depois as galáxias, entre as quais a nossa, com o Sistema Solar, há 4,6 mil milhões de anos.

 

O Universo está ainda em expansão. Consoante as teorias, ou continuará indefinidamente esta expansão, e as estrelas, entre as quais o nosso Sol, extinguir-se-ão umas atrás das outras, ou acabará por contrair-se, e acontecerá então o Big Crunch. Em qualquer dos casos, o resultado será o mesmo, mas a questão só se porá dentro de alguns milhares de milhões de anos!

 

Foi graças a uma temperatura favorável que pôde formar-se na Terra um oceano primitivo. Da mistura de água, anidrido carbónico, metano e amónia, atravessada por contínuas descargas elétricas, acabou por surgir a vida, no seio dessa «sopa primordial», sob a forma de moléculas combinadas entre si de formas cada vez mais complexas.

 

Não é impossível que este fenómeno se tenha produzido noutras partes do Universo. No entanto, a probabilidade do aparecimento de uma forma de vida extraterrestre é, segundo os cálculos, de 1 para 5000...