Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Afonso XI de Leão e Castela

Afonso XI, o Justiceiro, sucedeu ao pai, Fernando IV, no trono de Leão e Castela quando tinha somente um ano de idade. Enquanto menor, as diferentes facções de nobres promoveram violentas lutas, que em 1325, quando atingiu a maioridade, sanou com um vigor sem precedentes.

 

alfonso-xi.jpeg

 

Dotou os municípios e as Cortes de novos poderes, como paga pelo apoio que lhe deram contra os nobres revoltosos. Fortaleceu o poder da Coroa com a escolha de oficiais sem tradição aristocrática.

 

Neto de D. Dinis de Portugal, Afonso XI, para além de fortalecer o poder real, também interveio na cena política europeia, que, na época, era assombrada pela Guerra dos Cem Anos. Foi frequentemente assediado pelas Cortes de França e de Inglaterra, mas evitou compromissos com cada uma delas.

 

Casou-se, em segundas núpcias, com D. Maria, filha de D. Afonso IV de Portugal. Apesar dos problemas matrimoniais e da insatisfação de D. Afonso IV em relação ao genro, em nome da luta contra os infiéis, acabou por ajudá-lo na Batalha do Salado, em 1340. Quatro anos mais tarde, tomou Algeciras, fazendo as pazes com Marrocos e Granada.

 

A expansão até ao estreito constituiu outra das preocupações de Afonso XI de Leão e Castela. Veio a falecer precisamente no cerco de Gibraltar.