Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

As melhores armas contra os radicais livres são os antioxidantes

As melhores armas na luta contra os radicais livres são, de longe, os antioxidantes, que se encontram presentes nas vitaminas A, C, E, no coenzima Q10 e betacaroteno, bem como nos minerais como o selénio e o zinco.

 

antioxidant-foods-720x480.jpg

 

Quando os radicais livres percorrem o organismo, as moléculas antioxidantes podem emparceirar com eles, evitando que estes ataquem as moléculas saudáveis. Quando os antioxidantes emparelham (ou «lavam») com os radicais livres, estes podem ser eliminados do corpo através dos aparelhos excretórios. Deste modo, não há danos infligidos ao organismo.

 

Uma das formas de compreender a ação dos antioxidantes é observar o que acontece quando é deitado sumo de limão sobre a superfície cortada de uma maçã. Assim que a maçã é cortada e exposta ao ar, reage com o oxigénio e começa a perder a cor. Se se espremer um limão e se verter o sumo sobre a superfície cortada, a ação antioxidante da vitamina C, contida no sumo, vai impedir a descoloração. Contudo, esta proteção é apenas temporária e a superfície cortada começará a oxidar, à medida que a função antioxidante se vai diluindo.

 

A importância dos antioxidantes na sua dieta não pode ser menosprezada. É fundamental que todos, especialmente as pessoas mais velhas, ingiram alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes. Os nutricionistas recomendam que se ingira diariamente vários frutos e vegetais. Os antioxidantes também estão disponíveis sob a forma de suplementos.