Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

As placas de Tell el-Amarna

Embora Aquenáton se preocupe pouco com a política estrangeira, a diplomacia imperial permanece ativa na sua época.

 

amarna_letters.jpg

 

As escavações arqueológicas conduzidas em Tell el-Amarna puseram a descoberto placas, escritas em caracteres cuneiformes, que são a correspondência entre o Egito e os países estrangeiros.

 

Embora testemunhem um certo declínio da autoridade central, o faraó em si mesmo inspira um grande respeito, como prova esta carta em que um vassalo implora a sua proteção:

 

«Caio aos pés do meu rei, meu senhor, sete vezes aos pés do meu rei, sete vezes aqui e agora, sobre o ventre e sobre as costas. Que o rei, meu senhor, seja informado de que a guerra contra mim é rude [...] Cumpro todas as ordens do rei, meu senhor. Com a presente, envio dez mulheres.»