Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

As primeiras civilizações

Por volta de 3200 a.C., nos grandes vales aluviais do Próximo Oriente, o do Nilo no Egito e os do Tigre e do Eufrates na Mesopotâmia, a história do mundo inicia uma etapa decisiva.

 

antiguidadeoriental_5.jpg

 

É, com efeito, nos lodos deste Crescente Fértil que nascem as primeiras civilizações urbanas, que se estruturam impérios, que se constroem cidades notáveis pelo seu tamanho, o seu plano e a sua arquitetura, que se elabora, sobretudo, um sistema de sinais destinados de início a contabilizar as trocas de mercadorias, que se aceleram, e depois a traduzir e registar os sentimentos e os pensamentos do homem.

 

Nasceu a escrita e, com ela, a história. Aparecida na Mesopotâmia e no Egito, permite pela primeira vez nomear os homens e datar os acontecimentos que constituem a trama na qual se inscreve o tempo histórico.

 

Entre as cidades-estados da Mesopotâmia, o reino do Egito, unificado pelo rei Menés, e o conjunto das regiões do Próximo Oriente, até ao distante vale do Indo, desenvolvem-se então correntes de intercâmbio e deslocações de populações que são o início desse movimento incessante que marca o ritmo da história do mundo.