Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Como melhorar a ventilação em sua casa

A ventilação natural tem falhas: nos dias de pouco vento, algumas partes da casa são pouco ventiladas; nos dias frios, o ar que entra pode ser demasiado frio para haver conforto; ou pode ter febre-dos-fenos e precisar de fechar as janelas durante a época do pólen. Os efeitos de uma ventilação deficiente incluem o aumento da humidade e níveis mais elevados de poluentes.

 

698405.jpg

 

No entanto, pode tomar medidas para melhorar a ventilação. Por exemplo: a colocação de respiradouros nas janelas, para aumentar a ventilação de fundo, e exaustores na cozinha e na casa de banho, para eliminar a humidade. Em alternativa, pode instalar um sistema de ventilação mecânico.

 

Melhorar a ventilação

 

Seguir o conselho do Passo 1 deve ser suficiente para a maioria das casas, mas veja o Passo 2 se tem alguém em casa que sofra de alergia. O Passo 3 dá-lhe um ótimo nível de ventilação, mas os seus custos têm de ser considerados em função dos benefícios para a sua saúde.

 

Passo 1

 

• Instale exaustores na cozinha e na casa de banho e ventiladores de grelha nas janelas ou instale fechaduras de segurança que permitam abrir as janelas para arejar sem problemas;

 

• Deixe os ventiladores de grelha ligados, exceto se o tempo estiver muito frio e ventoso, para assegurar um fornecimento de ar exterior que ajude a manter a humidade baixa;

 

• Coloque um temporizador no exaustor da casa de banho e use-o sempre que tomar banho. Ligue o exaustor antes de abrir a torneira.

 

Passo 2

 

• Instale uma unidade de ventilação num quarto mais crítico, por exemplo, o de um asmático.

 

Passo 3

 

• Considere a ventilação mecânica com recuperação do calor;

 

• Se não for possível, instale um sistema parcial que sirva apenas uma parte da casa.