Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Gordura: amiga e inimiga

Coma gorduras monoinsaturadas como o azeite e poliinsaturadas como o óleo de girassol, preferencialmente à manteiga e a outras gorduras saturadas.

 

gorduras-boas-ativo.jpg

 

O equilíbrio é importante para uma dieta saudável. O modo como comemos afeta o nosso bem-estar; portanto, saber escolher uma boa combinação de alimentos é o primeiro passo para melhorar os seus hábitos alimentares e o seu modo de vida.

 

Os ovos, a manteiga, o leite e a carne são uma boa fonte de energia, mas temos a tendência de comer gordura em excesso, razão pela qual muitos de nós têm peso a mais: a gordura produz gordura.

 

Produtos de origem animal, como gema de ovo, queijo gordo e leite gordo, contêm altos níveis de gordura. Escolha leites, queijos e iogurtes com baixo teor de gordura. O ideal seria comer pelo menos duas porções de vegetais — frescos, congelados ou enlatados — com a sua refeição principal.

 

Corte a gordura na sua dieta, mas não a elimine por completo: coma menos carne vermelha gorda e mais peixe e aves; grelhe, asse ou salteie (utilizando óleos poliinsaturados e monoinsaturados), coma ovos com moderação e use leite meio gordo ou magro, em vez de leite gordo.

 

Tente utilizar margarina ou experimente mudar para uma pasta de gordura reduzida feita à base de azeite em vez de manteiga; se gosta de manteiga, guarde-a para ocasiões especiais.

 

Os diferentes tipos de gorduras

 

As gorduras saturadas vêm essencialmente de produtos animais (leite, manteiga, queijo e carne) e, quando em excesso, pensa-se que aumentam os níveis de colesterol.

 

As gorduras poliinsaturadas encontram-se nos óleos vegetais, como os de girassol, açafroa, milho e soja; estão também presentes em alguns óleos de peixe e frutos secos e diz-se que baixam os níveis de colesterol.

 

As gorduras monoinsaturadas encontram-se no azeite e óleo de colza; dizem que também baixam os níveis de colesterol.