Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

História e Palmarés do Aberdeen

Sir Alex Ferguson está ligado aos anos de ouro da história do clube escocês Aberdeen. O início da década de 80 trouxe ao clube a notoriedade interna e internacional. No consulado de Alex Ferguson (1978-1986), o Aberdeen conquistou mais de metade dos seus 18 troféus, a saber: três títulos (tem quatro), quatro taças da Escócia (sete), uma taça da Liga (cinco), uma Taça dos Vencedores das Taças e uma Supertaça Europeia.

 

aberdeen.jpg

 

O Aberdeen é um dos dois clubes que impediram o Real Madrid de ganhar o único troféu de clubes que falta na sua vitrina: a já extinta Taça dos Vencedores das Taças. As duas equipas encontraram-se em Gotemburgo (Suécia), em 1983, e o clube escocês levou a melhor sobre os merengues, por 2-1, com o golo do triunfo, da autoria de Hewitt, a acontecer já no prolongamento. No ano seguinte, o Aberdeen caiu nas meias-finais da mesma competição, frente ao FC Porto, graças ao memorável golo de Vermelhinho, que colocou os portistas na final de Basileia.

 

 

Entre os históricos jogadores escoceses do Aberdeen figuram Gordon Strachan, Jim Leighton, John Hewitt, Steve Archibald e Alex McLeish. O clube joga no Estádio Pittodrie, que tem capacidade para 22 199 espectadores.