Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Max Born recebe um Google Doodle no 135º aniversário do seu nascimento

Um átomo é a menor unidade de matéria. A mecânica quântica é a área da física que estuda a matéria neste nível incrivelmente granular, tendo levado à invenção de computadores pessoais, lasers e dispositivos de imagem médica, entre outras tecnologias que aumentaram a nossa qualidade de vida.

 

max-born-9220237-1-402.jpg

 

O Google Doodle desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, comemora o 135º aniversário do nascimento de Max Born, um físico e matemático alemão, que recebeu o Prémio Nobel pela sua contribuição no campo da mecânica quântica.

 

Um excelente aluno, ganhou o seu doutoramento na Universidade de Göttingen, onde mais tarde se tornou professor de física teórica, colaborando e ensinando alguns dos cientistas mais famosos da época. Em 1933, Born foi forçado a fugir da Alemanha para a Inglaterra, onde serviu como Professor de Filosofia Natural na Universidade de Edimburgo por quase duas décadas até sua aposentadoria em 1954, quando voltou para casa em Göttingen.

 

Max Born foi laureado com o Prémio Nobel em 1954 por sua teoria que usa probabilidades matemáticas para prever a localização de partículas num sistema quântico. As teorias anteriores propuseram que as equações de ondas eram medidas exatas, envolvendo experimentos de medição física pesados. Um talentoso matemático, Born descobriu que as matrizes ou "matrizes de números por linhas e colunas" poderiam produzir um resultado semelhante, dependendo de previsões de probabilidade. Esta teoria revolucionária atualmente fornece a base para praticamente todas as previsões da física quântica.

 

Tente detetar a função de onda no Doodle desta segunda-feira, criado pelo artista Kati Szilagyi, para homenagear este físico pioneiro.