Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

O início da aventura humana

As origens do homem são difíceis de precisar, mas, de um modo geral, admite-se que os nossos antepassados começaram a diferenciar-se dos macacos, seus primos, há 5 ou 6 milhões de anos. Foi, efetivamente, nessa época que o nosso longínquo avô deu os seus primeiros passos.

 

6.1.1-16_KC_A63UJ.jpg

 

Isolado na savana seca, no leste da África, teve, ao contrário dos seus primos que viviam nas árvores da floresta equatorial, de adaptar-se a um meio diferente e alterar o seu estilo de vida. Modificações decisivas na anatomia das ancas e dos pés permitem-lhe, então, manter uma postura vertical e caminhar ereto.

 

Há cerca de 1,5 milhões de anos, aparece uma espécie mais evoluída. Nascida em África, vai conquistar o mundo. Esta espécie, que se nos assemelha em altura, peso e capacidade craniana, fabrica utensílios e inventa o fogo.

 

Há 40 000 anos, finalmente, o Homo sapiens sapiens completa a colonização do mundo, chegando à Austrália e atravessando o estreito de Bering para conquistar a América. Este homem que fala e que enterra os seus mortos é muito parecido connosco. Já só lhe falta cultivar plantas, domesticar animais e construir cidades.