Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

O que é o equinócio de outono

O equinócio de outono é umas das alturas mais importantes do ano. É astronomicamente importante – e também é uma época um pouco deprimente.

 

autumnal-equinox-fall_full_width.jpg

 

O equinócio de outono é importante porque é o dia em que a noite e o dia têm exatamente a mesma duração. É o início do outono, e uma das etapas do caminho para o solstício de inverno – a noite mais longa do ano.

 

Como tal, é uma demonstração notável das várias forças astronómicas que mantêm a nossa Terra aquecida e iluminada – e também fria e escura – à medida que o Sol e a Terra se movem um em relação ao outro.

 

O momento marca o início do outono, e com ele uma temporada marcada pelo relacionamento com as colheitas e o conforto. Mas também é um final: a partir de agora, as noites serão mais longas do que os dias, e continuarão assim até o solstício de inverno, no dia 21 de dezembro.

 

É por isso que, apesar da emoção, o dia pode parecer um pouco deprimente. É diferente do outro equinócio, que marca o início da primavera e a renovação, e o progresso para o verão; e é diferente dos dois solstícios que marcam as profundezas e alturas das suas próprias estações.

 

Para os pagãos, é um momento importante porque assinala que as colheitas podem acontecer, mas ao mesmo tempo triste porque a partir de hoje as noites reinarão sobre os dias.