Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

O que revelam as unhas acerca da saúde

Muitas vezes, antes de uma operação, pede-se à doente que retire o verniz das unhas. A cor do leito da unha ajuda o anestesista a verificar se a doente – com os lábios escondidos pela máscara de anestesia – está a receber oxigénio suficiente. Um médico hábil pode por vezes detetar certo tipo de distúrbios apenas pelo exame das unhas.

 

healthHub-mainarticle-760x375-healthy-hands-min.jp

 

Finos sulcos transversais em todas as unhas podem indicar que se sofreu um distúrbio grave alguns meses antes. Com efeito, a doença retarda frequentemente o crescimento das unhas, provocando ondulações na raiz, que, à medida que a unha cresce, vão sendo empurradas para o exterior. Unhas deformadas e viradas para trás podem indicar anemia ferropriva.

 

Também a cor das unhas pode ser muito reveladora. Unhas brancas e opacas podem, em raras ocasiões, indicar cirrose do fígado; listas brancas podem ser sinal de um ligeiro envenenamento por arsénico ou devidas a causas desconhecidas.

 

Só um médico deve interpretar estes sinais: a autodiagnose pode levar a pânico infundado. Por exemplo, uma pancada na base da unha pode provocar por baixo desta nódoas negras preocupantes – mas que, neste caso, não têm qualquer significado.

 

O que são espigões?

 

Um espigão – fragmento de pele seca levantada de um ou outro lado da unha – pode ser tão doloroso que perturba as atividades normais da pessoa.

 

treatments-hangnails-ingrown-nails-2.1-800x800.jpg

 

Os espigões podem resultar de secura excessiva, de cuidados incorretos ou de lesões. Devem ser cortados – nunca puxados – não muito rentes, de modo a não provocar infecções. Para evitar a secura que os origina, aplique um hidratante em redor das unhas.

 

Como crescem as unhas?

 

Em média, uma unha demora de três a seis meses para crescer desde a base até à extremidade. O crescimento é guiado pela pequena dobra de pele que cobre a base. Desde que a raiz não seja destruída, uma lesão na unha tende a acelerar o crescimento desta até à cura da lesão.