Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

O santuário de Stonehenge

O conjunto monumental de Stonehenge, na Grã-Bretanha, começou por ser uma modesta fossa circular com cerca de 100 metros de diâmetro, escavada em finais do 3º milénio antes de Cristo, durante o Calcolítico. Mas, pouco a pouco, respeitando sempre a forma circular, foram sendo acrescentadas construções de pedras maciças, pesando cada uma várias dezenas de toneladas, desenhando círculos concêntricos de pedras erguidas.

 

stonehenge-aerial.jpg

 

Algumas sustentavam outras pedras horizontais, cuidadosamente ajustadas, formando como que portas. Algumas destas pedras foram extraídas no País de Gales, a mais de 200 quilómetros de distância, e transportadas para o local.

 

O monumento comporta uma avenida orientada em relação ao solstício de verão, o que supõe provavelmente um culto solar, ainda que a maior parte dos monumentos religiosos conhecidos, incluindo as nossas igrejas, tenha uma orientação astronómica.

 

Stonehenge foi utilizado pelo menos até à Idade do Bronze Final, por volta de 800 a.C., ou seja, durante cerca de 2000 anos. O monumento não está isolado, fazendo parte de um vasto complexo ritual que inclui morros artificiais e recintos circulares.