Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Porque são os ácaros um problema

Sem dar sinais da sua presença, demasiado pequeno para ser visto sem o auxílio de um microscópio, o ácaro é um habitante natural das nossas casas.

 

acaros.jpg

 

Os ácaros são membros da família dos aracnídeos — família que inclui as aranhas, as tungas e os carrapatos. Tal como as aranhas, têm oito patas, mas os ácaros são invisíveis e completamente inofensivos, uma vez que não mordem, não picam nem transmitem doenças.

 

A sua dieta natural consiste em partilhar as escamas da pele humana, as fibras de plantas, o pó, os esporos de fungos, os grãos de pólen e as escamas de insetos.

 

Não constituem qualquer problema para as pessoas, exceto se se tratar de alguém de entre os muitos milhares que têm reações alérgicas às proteínas contidas nos seus excrementos.

 

Grandes populações de ácaros existem nas nossas casas, particularmente dentro das fibras dos colchões e roupa da cama, nos tapetes e nos estofos.

 

Para se fazer uma ideia do tamanho da criatura com que estamos a lidar, cerca de 1000 ácaros perfazem 1 grama de pó. Isto significa que uma cama contém, normalmente, mais de 10 000 ácaros e cerca de dois milhões dos seus excrementos.

 

A via habitual de entrada destes excrementos no corpo é através do contato com as superfícies mucosas do nariz, o revestimento dos olhos ou as vias respiratórias dos pulmões.

 

Sendo tão pequenos, depois dos excrementos serem perturbados pelas ações diárias, como sentar na cama, numa cadeira estofada ou num sofá, eles permanecem suspensos no ar durante, pelo menos, 30 minutos antes de assentar novamente.

 

Estes excrementos também têm tendência a instalar-se noutros locais da casa, como nas fibras das cortinas, nos reposteiros ou nos tapetes. Assim, nas casas atapetadas, as crianças que brincam no chão correm riscos. Como os bebés e as crianças passam tanto tempo em contato direto com o chão, retirar os tapetes ajuda a reduzir a sua exposição ao alérgeno do ácaro.