Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Porque têm algumas pessoas mais genica do que outras?

Há pessoas cujas reservas de energia parecem de tal modo inexauríveis que normalmente fazem mais num dia que muitos de nós conseguimos fazer num mês. Frequentemente, essas pessoas parecem manter-se jovens mais tempo do que as outras. Na maioria dos casos, é difícil apontar as razões para esta ausência de fadiga. A sua energia excepcional pode ser herdada, ou pode ser que, muito simplesmente, essas pessoas estejam cheias de saúde e gosto pela vida.

 

Girl-dancing-on-beach-1500-x-853-px.jpg

 

Talvez seja mais útil perguntar por que razão algumas pessoas estão sempre cansadas. Uma letargia persistente pode ter uma causa física, desde pequenos distúrbios da tireóide até ao artritismo, à diabetes ou ao cancro. Por vezes, a fadiga é causada por uma depressão não consciencializada e pode ser aliviada pela aplicação da terapia adequada; mas pode também ser o efeito secundário de determinados medicamentos.

 

Para a fadiga «vulgar de Lineu», as vitaminas e os tranquilizantes raramente constituem bons medicamentos. Frequentemente, trata-se de algo que pode ser facilmente remediado, como maus hábitos alimentares.

 

Outros desgastantes de energia são as preocupações, o tédio e, por estranho que pareça, a pouca atividade.

 

O riso é bom para a saúde?

 

Quando nos rimos, impulsos elétricos são disparados por determinadas células nervosas existentes na massa encefálica, desencadeando reações químicas não só no encéfalo como noutras partes do corpo.

 

shutterstock_163782449-two-women-laughing-apr15.jp

 

O sistema endócrino (glandular) dá instruções à massa encefálica para segregar os seus tranquilizantes e anestésicos naturais, que aliviam a ansiedade e a dor. Outras substâncias libertadas na sequência do riso ajudam a digestão, enquanto outras ainda produzem a contração e descontração das artérias, o que melhora a circulação sanguínea (exceto nos doentes de asma) e talvez até a hipertensão.

 

Dizer que o riso é o melhor remédio para tudo será ir longe demais, mas se lhe chamarmos um bom remédio, poucos médicos discordarão.