Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Quem foi James Wong Howe e porque a Google lhe dedica um doodle

A Google assinala hoje com um doodle o 118º aniversário do nascimento de James Wong Howe (1899-1976), que foi um diretor de fotografia norte-americano de ascendência chinesa. Howe nasceu em Taishan, na província chinesa de Guangzhou, e mudou-se para os Estados Unidos ainda muito novo. Participou em mais de 130 filmes e foi indicado nove vezes ao Óscar de melhor fotografia, vencendo por duas ocasiões, em 1956 e 1964.

 

james-wong-howe.jpg

 

A gigante das pesquisas celebra hoje com um Google Doodle o 118º aniversário de James Wong Howe, um diretor de fotografia que se tornou famoso pelas suas inovadoras técnicas de filmagem apesar da adversidade racial que reinava na sua época.

 

Nascido em Guangzhou, na China, James Wong Howe foi, com os seus pais, para os Estados Unidos quando tinha cinco anos e cresceu no estado de Washington. Ele embalou profissionalmente na adolescência, trabalhou também em outras ocupações estranhas e, finalmente, começou na indústria do cinema através da entrega de filmes e pegando restos do chão da sala de corte de um estúdio.

 

Ao longo da sua carreira, ele usou iluminação, enquadramento e movimento de câmera mínimo para expressar emoção. Howe acidentalmente descobriu como usar cenários escuros para criar nuances de cor em filmes a preto e branco. Foi pioneiro no uso de lentes de grande angular, iluminação de baixa intensidade e iluminação de cores. O cineasta de origem chinesa também fez o uso precoce do "caranguejo", um carro com quatro rodas e um braço móvel que suporta a câmera.

 

Em contraste com o sucesso da sua vida profissional, Howe enfrentou a discriminação racial na sua vida privada. Ele tornou-se cidadão dos EUA somente após a revogação do Ato de Exclusão a Chineses e, devido a leis antimiscigenação, o seu casamento só foi legalmente reconhecido em 1948.

 

Apesar das barreiras que enfrentou, Howe aposentou-se com dois Óscares e é atualmente reconhecido como um dos mais célebres cineastas do seu tempo. Feliz aniversário, James Wong Howe!