Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Saiba o que é a asma

Esta doença, que aparece devido a uma inflamação nas vias aéreas respiratórias, é muito comum, e o número de pessoas que dela sofre está a aumentar.

 

asma_18840_l.jpg

 

Um estudo recente revelou que cerca de 35% de todos os adolescentes do Reino Unido, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, têm sintomas compatíveis com a asma, enquanto nos Estados Unidos da América o número é de cerca de 22,5%.

 

Os sintomas normalmente associados à asma são:

 

• Falta de ar

• Sensação de aperto no peito

• Respiração ruidosa

• Tosse

 

No entanto, estes sintomas, que estão relacionados com um estreitamento das vias respiratórias, não são constantes e podem variar.

 

Os primeiros sintomas da asma têm normalmente lugar na infância, mas podem começar em qualquer idade. Para a maioria das crianças com asma (cerca de 80%), e para mais de metade dos adultos que sofrem de asma, existe uma base alérgica para a sua doença — isto significa que estar em contato com um alérgeno específico agrava os seus sintomas.

 

Esta exposição pode ocorrer apenas periodicamente, como por exemplo quando se vai a casa de alguém que tem um gato, ou pode ser permanente, quando os alérgenos vivem na nossa própria casa. Os alérgenos comuns em casa são os ácaros relacionados com as poeiras, as baratas e os animais de estimação.

 

Uma exposição contínua aos alérgenos produz inflamação nas vias respiratórias e torna-as hiperreativas a determinados estímulos do ambiente. Estes estímulos intitulam-se «fatores de desencadeamento», uma vez que originam temporariamente sintomas nas pessoas que já têm asma, mas que não provocam a doença nem a mantêm, como fazem os alérgenos.

 

Os fatores de desencadeamento comuns incluem o ar frio, o exercício, os odores fortes (perfume), o fumo de cigarro, os vaporizadores aerossol (como os indicados para o ar ou para a mobília) e os gases irritantes (como os de escape).