Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Com que idade as crianças começam a andar?

Os primeiros passos cambaleantes da criança marcam alguns dos momentos mais gratos na vida dos pais. No entanto, o andar é precedido por outros marcos igualmente notáveis. Pode encontrar-se a sua tabela cronológica em qualquer livro sobre crianças. Mas se consultarmos diversos livros, encontraremos pequenas discrepâncias, pois os diferentes autores basearam as suas teorias de desenvolvimento no grupo de crianças que estudaram.

 

babies-first-step.jpg

 

Um estudo frequentemente citado considera a idade do primeiro marco – levantar a cabeça estando o bebé deitado de bruços – a idade de 1 mês. Aos 4 meses, as crianças muitas vezes conseguem sentar-se desde que alguém as ajude e sozinhas aos 7. Serão provavelmente capazes de se ter em pé apoiadas aos 8 meses, de rastejar aos 10, de andar pela mão de alguém aos 11, de se porem de pé agarradas a um móvel com 1 ano e de subir escadas, de gatas, aos 13 meses. Aos 14 meses, a criança já habitualmente se mantém em pé sozinha, ainda que precariamente. Andar sem auxílio, embora com passo incerto, consegue-o usualmente aos 15 meses.

 

É mau sinal quando uma criança aprende a andar mais tarde do que a média?

 

As médias referem-se a grupos de pessoas, não a indivíduos. Suponhamos que nos dizem que, em média, as crianças andam aos 15 meses. Este número foi obtido pela soma das idades em que as crianças de certo grupo começaram a andar dividida pelo número de crianças do grupo. É possível, contudo, que nenhuma tenha de facto começado a andar aos 15 meses: umas podem tê-lo feito aos 10, 11, 12, 13 ou 14 meses, outras aos 16, 17 ou 18. Em resumo, para cada março de desenvolvimento existe uma ampla gama de idades normais.