Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Saiba quem foi Hirotugu Akaike

Hirotugu Akaike (1927-2009) foi um estatístico japonês. Este domingo, dia 5 de novembro, a Google dedica-lhe um Doodle para assinalar o 90º aniversário do seu nascimento.

 

22kB_Akaike.jpg

 

Se você já realizou uma análise estatística, talvez tenha passado horas pensando em quais variáveis ​​incluir e o impacto que cada uma teria sobre o resultado. Mas para garantir que o modelo em si seja preciso, alguém não deve medir os medidores?

 

No início da década de 1950, um jovem cientista japonês chamado Hirotugu Akaike fez essa pergunta simples, mas crucial. Mais de duas décadas de pesquisa depois, ele apresentou a resposta como uma equação simples, conhecida como Critério de Informação Akaike. Com a AIC, os analistas selecionam um modelo de um conjunto de opções, medindo o quão perto os resultados estão para a verdade (hipotética).

 

Para o Dr. Akaike, a experiência foi fundamental para a criatividade. Para obter uma sensação direta de vibrações aleatórias, por exemplo, ele comprou uma scooter e passeou nela pelo Monte Fuji. Esta experiência de primeira mão ajudou-o a diferenciar entre as vibrações em estradas normais e as vibrações em caminhos mais irregulares.

 

hirotugu-akaikes-90th-birthday-5767291382792192.3-

 

O Doodle deste domingo, 5 de novembro, retrata o Dr. Akaike à frente de uma aproximação inspirada na Google de funções, parâmetros e suas respetivas curvas, no dia do 90º aniversário do seu nascimento.