Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Samuel Johnson recebe um Google Doodle no seu 308º aniversário

Samuel Johnson (1709-1784) foi um escritor inglês que se notabilizou nas mais variadas áreas das letras. A Google dedica-lhe um doodle esta segunda-feira, dia 18 de setembro, para assinalar o 308º aniversário do seu nascimento. O Google Doodle foi desenhado tendo unicamente em conta o trabalho de Johnson na lexicografia, tendo o escritor deixado como uma das suas grandes obras um importantíssimo dicionário da língua inglesa.

 

samueljohnson_3136821b.jpg

 

Se você quisesse saber o que a palavra «lexicógrafo» significa hoje, pode pesquisar no Google. Se você, no entanto, gosta de pesquisar à moda antiga, pode pegar num dicionário. O Google Doodle deste dia 18 de setembro comemora o 308º aniversário do nascimento do lexicógrafo britânico – uma pessoa que compila dicionários – Samuel Johnson.

 

Samuel Johnson publicou o Dicionário da Língua Inglesa em 1755, após nove anos de trabalho. Esta obra foi descrita como "uma das maiores realizações únicas da bolsa de estudos", e teve um grande efeito sobre a língua inglesa moderna. O dicionário de Johnson era "colossal" – quase 18 centímetros de altura! Foi o primeiro dicionário inglês até a publicação do dicionário de Oxford 150 anos depois.

 

O Google Doodle dedicado a Samuel Johnson:

 

 

Johnson também era poeta, ensaísta, crítico, biógrafo e editor. O dicionário de Samuel Johnson era mais do que apenas uma lista de palavras: o seu trabalho proporcionava uma vasta compreensão da linguagem e da cultura do século XVIII. As importantes contribuições deste lexicógrafo garantiram-lhe um lugar na história literária.