Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Sir Francis Younghusband e a travessia do deserto de Gobi

Em 1889, um jovem inglês, chamado Francis Younghusband (1863-1942), foi mandado em missão às montanhas de Caracórum, a noroeste da Índia, para investigar ataques provenientes de um remoto reino nas montanhas, quando encontrou pela frente um oficial russo. Foi um confronto simbólico. Nesse tempo, a região do Himalaia era pomo de discórdia entre o Império Russo e o Império Britânico. A luta para ganhar ascendente sobre as tribos bélicas desta remota região hostil ficou conhecida como «O Grande Jogo».

 

IMG_20170815_164543_947.JPG

 

Como parte do «Jogo», o Governo Inglês na Índia encorajava os seus jovens mais aventureiros a explorarem o «Tecto do Mundo» e a irem mais além. Francis Younghusband foi um desses homens.

 

Aos vinte e quatro anos tornou-se o primeiro europeu, depois de Marco Polo, a atravessar o deserto de Gobi e regressou pelos Himalaias, por um caminho até então desconhecido.

 

Younghusband iria encontrar-se com outro russo, em 1891, que lhe ordenou que abandonasse aquilo a que chamava «território russo». Este encontro levou a uma escaramuça diplomática e a um acordo entre a Inglaterra e a Rússia quanto a fronteiras territoriais.

 

A tarefa mais importante de Younghusband foi a de chefiar uma missão diplomática ao Tibete, que andara a causar problemas aos Ingleses, ao longo das fronteiras dos Himalaias. A sua função era a de «mostrar a bandeira» e assegurar um tratado.

 

O seu êxito nesta missão e nas suas viagens em geral, ficou provavelmente a dever-se ao facto de ele ter estudado a fundo o hinduísmo e o budismo. Era também valente e, uma vez, foi desarmado até ao campo dos soldados tibetanos para falar com o comandante.

 

Já velho, tornou-se um apoiante das expedições para escalar o Monte Evereste.