Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Solstício de inverno de 2017

O solstício de inverno de 2017 ocorre esta quinta-feira, dia 21 de dezembro, exatamente às 16h28 em Portugal. Trata-se do momento em que o Sol alcança o ponto mais baixo na sua trajetória aparente pelo céu. A partir dessa data e hora, o astro vai subindo no céu até alcançar o ponto mais alto no dia 21 de junho de 2018, às 11h07.

 

stonehenge-england-winter-solstice.jpg

 

Em todo o mundo, as pessoas comemoram este evento astronómico junto de monumentos do passado, construídos especificamente para o propósito de glorificar o solstício de inverno e, consequentemente, o renascimento da terra.

 

Renascimento da terra

 

O solstício de inverno sempre foi muito importante na história do mundo, especialmente para os antigos, porque se trata de uma espécie de renascimento da terra, em que os dias ficam mais longos e as árvores e flores rejuvenescem, para além das importantes colheitas e tudo o mais relacionado com a atividade agrícola.

 

winter-solstice-celebrations.jpg

 

Até ao solstício de inverno, o mundo parece que se encaminha para o seu declínio e para a sua morte, mas o importante momento astronómico assinala um novo começo, na eterna roda de criação e destruição da terra e da vida.

 

Aliás, exatamente por causa disso, todas as religiões praticamente escolheram este momento na calendarização anual para o nascimento os seus deuses, como Jesus Cristo no cristianismo, onde a Igreja "colocou" o seu nascimento em 25 de dezembro. Mitra e Sol Invencível, dois deuses importantes no mundo antigo, também tinham "nascido" no mesmo dia em que se comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.