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Torre de Babel

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Dicas para evitar as gorduras na alimentação

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• Leia os rótulos com atenção;

 

• Cozinhe com baixo teor de gordura: grelhe ou coza a vapor;

 

• Ao cozinhar carne, coloque-a numa grelha, para escorrer a gordura;

 

• Adicione iogurte às suas sobremesas, em substituição das natas;

 

• Compre peixe enlatado conservado em salmoura em vez do tradicional óleo.

Sintomas de intolerância alimentar

Pode manifestar intolerância alimentar se sofre regularmente de alguns dos seguintes sintomas:

 

• Ansiedade

• Depressão

• Fadiga

• Dores de cabeça

• Problemas de pele

• Asma

• Dores musculares ou articulares

• Artrite reumatóide

• Úlceras (da boca ou do estômago)

• Retenção de líquidos

• Dilatação do estômago

• Náuseas

• Vómitos

• Obstipação

• Diarreia

• Síndrome do cólon irritável

 

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Aviso

 

Se tem sofrido de perturbações digestivas pouco habituais como náuseas, diarreia ou indigestão persistente, peça um diagnóstico do seu médico antes de fazer alguma alteração à sua dieta. Uma alteração total de dieta deve ser supervisionada por um médico.

Deite fora as receitas culinárias que não são saudáveis

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Quando mudar os seus hábitos alimentares, pode ser um auxílio precioso deitar fora receitas pouco saudáveis como são as de bolos, pudins e pratos ricos que contenham muito molho. Desta forma, não se sentirá tentada a cozinhá-los. Elabore um conjunto de novas receitas que sejam de baixo teor em gordura e de elevado teor em fibras, vitaminas e minerais. Compre um novo livro de cozinha que contenha receitas saudáveis.

Onde encontrar antioxidantes

Os principais nutrientes antioxidantes são as vitaminas A, C e E, o zinco e o selénio. Os alimentos que contenham estas vitaminas e minerais devem fazer parte da dieta diária.

 

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Em complemento a estas vitaminas e minerais, há outras substâncias conhecidas por fitoquímicos, que se encontram nas plantas, que também possuem propriedades antioxidantes. Estas incluem bioflavanoides (encontram-se nos citrinos) e licopeno (encontram-se no tomate).

 

Alguns aminoácidos, como a cisteína e o ácido glutâmico, também têm efeitos antioxidantes. Estes últimos podem ser encontrados nas carnes brancas, atum, lentilhas, feijão, frutos secos, grão, cebolas e alhos.

 

Os alimentos abaixo são excelentes fontes de antioxidantes e podem ser ingeridos em grandes quantidades:

 

• Batata-doce

• Cenouras

• Agrião

• Brócolos

• Ervilhas

• Couve-flor

• Tomate

• Citrinos

• Melancia

• Morangos

• Grão

• Nozes

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