Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

O santuário de Lascaux

No sul da França e no norte de Espanha encontram-se cerca de 200 grutas ornamentadas com pinturas e gravuras que datam, na sua maioria, de 20 000 a 10 000 a.C., sendo a mais recente das civilizações por elas responsáveis a chamada «madalenense».

 

Lascaux_painting.jpg

 

Foi o único período da história, além do nosso, em que os homens se aventuraram tão longe sob a superfície da Terra (em alguns casos, mais de uma hora de caminhada).

 

Os desenhos representam sobretudo animais (cavalos, bisontes, carneiros selvagens, mamutes, rinocerontes, grandes felinos). Associados entre si segundo regras precisas, não estão dispostos ao acaso: estas grutas deviam ser santuários cuja mitologia desconhecemos.

 

Existem igualmente numerosos símbolos abstractos. Em diversos casos encontraram-se marcas de passos e de rituais (fogueiras, oferendas, etc.).

 

Descoberta por quatro crianças em 1940, a gruta de Lascaux teve de ser encerrada aos visitantes, cujo número excessivo alterava a atmosfera e provocava a deterioração das pinturas.

 

A arte das grutas cessa cerca de 10 000 anos antes da nossa era, quando o clima aquece e modifica completamente o meio tradicional dos homens do Madalenense.