Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Quem foi Amalia Hernandez e porque a Google lhe dedica um doodle

O Google Doodle de hoje comemora a dançarina e coreógrafa Amalia Hernandez (1917-2000). Ela fundou o Balé Folclórico do México e usou-o para compartilhar a cultura mexicana com o mundo.

 

balletfolklorico2_millertheatre.jpg

 

Nascida em 1917, Amalia Hernandez desenvolveu a paixão pela dança no início da vida. Ela tornou-se coreógrafa no Instituto Nacional de Belas Artes, onde ensinou dança moderna. Depois voltou o seu foco para as tradicionais danças populares mexicanas. Hernandez combinou essas danças com mais movimentos coreografados do seu treinamento formal, ajudando a criar um estilo de dança totalmente novo conhecido como baile folclórico.

 

Em 1952, Amalia Hernandez fundou o Balé Folclórico do México. Começando com apenas oito dançarinos, a equipa cresceu para mais de trezentos em poucos anos. A empresa atuou na televisão pela primeira vez em 1954, e dado o enorme sucesso dessa transmissão televisiva passaram a atuar na TV semanalmente. Essa incrível ascensão permitiu que o grupo de Amalia viajasse para a América do Norte e até representasse o México nos Jogos Pan-Americanos em 1959.

 

O Balé Folclórico do México ainda atua atualmente. Desde a sua criação, o grupo dançou para mais de 22 milhões de pessoas. Hernandez continuou envolvida com a empresa até à sua morte em 2000, trabalhando ao lado das suas filhas e netas.

 

Feliz aniversário de 100 anos para Amalia Hernandez, lembrada como embaixadora da cultura mexicana cujo legado vive no Balé Folclórico.