Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Quem foi Gabriel García Márquez e porque a Google lhe dedica um Doodle

No fundo da selva amazónica, através da copa verde luxuriante e da vibração de múltiplas cores dessa floresta quente e úmida, olhe cuidadosamente e talvez possa vislumbrar uma cidade de espelhos; uma cidade separada do mundo por uma extensão de água e que, no entanto, reflete tudo sobre isso; uma cidade que abriga a família Buendia e o local de estranhos acontecimentos mundanos. Aqui, o pequeno peixe feito de ouro puro deslumbra o olho; grandes borboletas amarelas atravessam as flores; um comboio chega uma vez em cada lua azul; e os únicos visitantes são os gitanos misteriosos e conhecedores que trazem contos estranhos.

 

 

Descrevida no Google Doodle de hoje, é esta a cidade mágica de Macondo, trazida à vida pelo autor colombiano, jornalista e Prémio Nobel Gabriel García Márquez (carinhosamente conhecido como Gabo em toda a América Latina) em seu livro "Cem anos de solidão".

 

Nascido em Aracataca, Colômbia, Gabriel García Márquez é considerado um dos autores mais importantes do século XX. Na sua longa carreira literária, ele escreveu mais de 25 livros, transportando leitores para um mundo de realismo mágico, onde se encontram no exuberante e úmido trópico – molhando a solidão ou sendo lentamente consumidos pela paixão.

 

d979ca1b-99a9-479b-9ade-36539be87f4d.jpg

 

A aguda sensação de ativismo político e coragem de Gabo também permitiu que ele criasse uma série de obras não-ficcionais, que documentaram com eloquência os tempos em que ele viveu, sendo que "Notícias de um Rapto" está entre os mais famosos.

 

Por tudo isso e mais, celebramos hoje o 91º aniversário do nascimento de um ícone cultural, cuja estrela continua a brilhar sobre os mundos literários e jornalísticos da América Latina e além.

 

Parabéns, Gabo!