Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Torre de Babel

Torre de Babel

Quem foi Zaha Hadid e porque a Google lhe dedica um doodle

O doodle desta quarta-feira, dia 31 de maio, homenageia a arquiteta Zaha Hadid (1950-2016), que captou a atenção do mundo e quebrou tetos de vidro (além de projetar alguns), tornando-se a primeira mulher a ganhar o Prémio Pritzker de arquitetura neste dia em 2004. Ela também foi a primeira mulher a ganhar a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

 

Zaha-Hadid-foto.jpg

 

Nascida no Iraque em 1950, Hadid aprendeu sobre arte e arquitetura abstrata na Associação de Arquitetura, em Londres. Lá, ela encontrou inspiração em formas não convencionais. Antes que os computadores tornassem os seus desenhos mais fáceis de colocar no papel, o estúdio de Hadid era conhecido por usar a fotocopiadora de maneiras criativas para dobrar linhas e criar novas formas. O doodle encontra inspiração nos esboços energéticos de Hadid, que exploraram a forma e a função.

 

Hadid abriu novos caminhos na arquitetura moderna usando a paisagem circundante para construir inspiração. As linhas retas e os ângulos afiados da estação de incineração de Vitra na Alemanha foram inspirados por vinhedos e pelas terras vizinhas, enquanto que o telhado do centro aquático de Londres adquire a forma de uma onda. Você pode ver o Centro Aquático de Londres e alguns dos outros impressionantes trabalhos de Hadid na exposição interativa do Google Earth.

 

O Centro Heydar Aliyev, retratado no doodle desta quarta-feira, contrasta com as estruturas de bloco que o cercam em Baku, no Azerbaijão. Ao mesmo tempo, este centro cultural inspira-se em desenhos históricos islâmicos encontrados em caligrafia e padrões geométricos para criar algo inteiramente novo. O edifício tem uma forma aberta para convidar o público para o seu espaço. O centro foi palco de arte contemporânea por Andy Warhol e Tony Cragg, e apresentações de classe mundial de Kitaro e Alessandro Safina.

 

Nos seus primeiros trabalhos, Hadid visualizou os seus projetos através de pinturas que se assemelhavam à arte contemporânea. Ela disse: "Há 360 graus, então porque aderir só a um?" Você pode explorar alguns desses conceitos iniciais – inclusive através da realidade virtual – no Google Cultural Institute.

 

celebrating-zaha-hadid-6269828326227968-2x.png

 

Hoje celebramos as contribuições de Zaha Hadid ao longo da sua vida para o mundo da arquitetura. Obrigado, senhora Zaha Hadid, por tudo o que você fez para reunir as pessoas ao serviço da arte e da cultura!